Brasil

Publicada em 24/11/16 às 21:49h - 272 visualizações
Comer antes de dormir pode afetar até a pressão arterial
Alimentação mantém corpo em alerta, o que estimula hormônios do estresse

radiosantiagodonorte.com.br


 (Foto: Divulgação Arquivo)

Para muita gente, especialmente quem passa o dia fora de casa, trabalhando ou estudando, por exemplo, o jantar se transformou na principal refeição do dia. No entanto, especialistas dizem que comer à noite - especialmente quando a refeição é farta e realizada perto da hora de dormir - pode alterar o organismo e os processos digestivos.

Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado em congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.

A pesquisa constatou que ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial. Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea. Entre os que haviam jantado mais cedo, a porcentagem foi de 14,2%.

Alerta.Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.

Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz (Turquia), que apresentou o estudo, disse que os resultados sugerem que o que se come é tão importante quanto o tipo de alimentos que se ingere.

Ozpelit disse que a vida moderna está criando "hábitos de alimentação erráticos", como o de pular o café da manhã e comer cada vez mais tarde. Tais práticas, afirma, estão se tornando cada vez mais frequentes e podem causar danos ao longo do tempo.

"Devemos definir a frequência ideal e a hora de ingerir os alimentos", afirma Ozpelit. "Devemos tomar um café da manhã forte e não pular o almoço. Devemos fazer um jantar mais leve, e ele não deve ser depois das 19h", disse.

Obesidade. Os especialistas afirmam que o corpo não está preparado para enfrentar muitos dos aspectos da vida moderna. Com a chegada da luz artificial e a industrialização, os humanos modernos começaram a experimentar horas prolongadas de iluminação. Isso levou a um consumo estendido de alimentos e ao consumo de alimentos cada vez mais tarde no dia.

Sandra Hirsch, especialista em nutrição humana pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Chile, afirma que as refeições noturnas podem ter efeitos adversos no organismo. Alguns desses impactos podem ser ganho de peso ou obesidade. "Comer tarde pode inibir a degradação da gordura no organismo, que é um processo natural durante a noite", afirma.

Problemas

Refluxo. Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo, que faz com que o conteúdo estomacal retroceda até o esôfago, o que pode causar acidez, náusea e indigestão, entre outros problemas.


Fonte:  http://www.otempo.com.br/interessa/comer-antes-de-dormir-pode-afetar-at%C3%A9-a-press%C3%A3o-arterial-1.1402140




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




(66) 99967-2508

No Ar
Fim de Semana Santiago
Peça sua Música

  • NILSON
    Cidade: ALTA FLORESTA
    Mensagem: Eyshila. O milagre Sou Eu
  • jesse
    Cidade: Piracicaba-SP
    Mensagem: ressucita-me Aline Barros
  • marileia
    Cidade: Placas Pará
    Mensagem: aló porteiro
  • vanessa
    Cidade: santiago do norte
    Mensagem: galileu com fernandinho é gospel
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Mensagem: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Mensagem: Faroeste Caboblo - Legião Urbana
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 157033 Usuários Online: 20


Parceiros

Copyright (c) 2018 - radiosantiagodonorte.com.br - Todos os direitos reservados